Mossoró/RN, 27 de Novembro de 2022

Voluntários da Neoenergia Cosern arrecadam 2.100 livros e iniciam doação

Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

Entre didáticos, de literatura brasileira e estrangeira infantojuvenil e adulta, gibis, além de preparatórios para concursos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Grupo de Voluntários da Neoenergia Cosern arrecadou, ao longo do mês de setembro, aproximadamente 2,2 mil livros. Com o objetivo de transformar vidas através da leitura, os voluntários engajaram os trabalhadores da companhia, familiares e amigos. Tudo o que foi arrecadado passou por catalogação e já começou a ser distribuídos em escolas e bibliotecas públicas, além de organizações não-governamentais voltadas ao desenvolvimento da Educação.

Os primeiros livros foram doados à ONG Atitude Cooperação, que atua nos bairros Bom Pastor e Felipe Camarão, localizados na Zona Oeste da capital potiguar, promovendo ações e programas assistenciais que transformam a vida de centenas de crianças, jovens e suas respectivas famílias. Além dela, crianças e adolescentes que frequentam a Bayernizinho, instituição voltado ao desenvolvimento de crianças e adolescentes através do esporte em Nova Descoberta, Zona Sul de Natal, também foram beneficiadas. Outras instituições também serão contempladas nos próximos dias.

“Além de todo o cunho social que as ações do voluntariado agregam na vida do funcionário, eu acho que, na parte profissional, o voluntariado também tem diversos pontos positivos. A gente consegue adquirir e praticar novas habilidades, que no mercado a gente chama de soft skills. São habilidades de relacionamento, de comunicação, o espírito de liderança, de engajamento e tantos outros”, destaca Luís Eduardo Carneiro de Oliveira, voluntário e supervisor na Neoenergia Cosern.

Somente em 2022, os colaboradores da Neoenergia Cosern realizaram outras três campanhas. A primeira, chamada de ‘Dignidade Menstrual’, arrecadou 20.720 unidades de absorventes e 790 porta-absorventes. A segunda, a ‘Operação Quilo’, registrou arrecadação de 4,9 toneladas de alimentos que foram distribuídas em todo o Rio Grande do Norte a, pelo menos, 1.500 famílias inseridas em contexto de vulnerabilidade social agravada pela pandemia de Covid-19. Em julho, cerca de 750 itens de vestuário, entre roupas e calçados, além de lençóis, toalhas e cobertores foram doados às famílias atingidas pelas chuvas acima da média que caíram em Natal.

“A gente sempre vai definindo essas estratégias, vendo aquilo que dá certo e a gente vai distribuindo ao longo do ano”, comenta Muhammed Hochay da Costa Araújo, voluntário e técnico especializado na Neoenergia Cosern. A expectativa é de que, nos próximos dias, seja lançada a campanha ‘Árvore da Solidariedade’, com o intuito de arrecadar brinquedos para as crianças com doação prevista para a semana do natal.

Mais voluntários

De acordo com a pesquisa “Voluntariado no Brasil 2021”, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e DataFolha, cerca de 57 milhões de pessoas foram voluntários ativos no país ao longo de 2021. A série histórica, que começou em 2001, apontava que 18% da população dizia ter feito ou estar fazendo trabalho voluntário. Em 2011, esse número saltou para 25% e, em 2021, chegou a 56% da população adulta, com mais de 16 anos.

“A gente sente que está fazendo uma coisa boa para o outro”, declara Vanusia Medeiros, voluntária e supervisora de TI na Neoenergia Cosern.

Postado em 28 de setembro de 2022