Mossoró/RN, 30 de Novembro de 2022

Campeonato Potiguar 2023 vai começar em 4 de janeiro

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) realizou, na tarde desta quarta-feira (19), a primeira reunião técnica para disputa da 1ª Divisão do Campeonato Potiguar 2023, que começa no dia 4 de janeiro. O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, José Vanildo da Silva, e teve a participação dos representantes de ABC, Globo, Força e Luz, Potiguar de Mossoró, Potiguar de Currais Novos, Santa Cruz, clubes que irão disputar a competição na próxima temporada.

Uma das preocupações da FNF era quanto as datas para a realização do Campeonato, já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sugeriu, em seu calendário anual, o período de 15 de janeiro a 9 de abril para a realização das competições estaduais. Com a possibilidade de ter até três clubes participando da Copa do Nordeste – O ABC já tem vaga garantida e América e Globo irão disputar a pré-Copa, podendo também garantir as duas vagas restantes – a Federação propôs antecipar o início do Potiguar para o dia 4 de janeiro, na tentativa de minimizar o choque de datas, já que a competição regional tem prioridade no calendário da CBF, o que foi acatado pelos clubes.

Outro ponto que foi destacado na primeira reunião técnica foi a questão dos estádios de futebol. A FNF lembrou a importância de que todos os clubes apresentem o quanto antes as praças esportivas onde irão disputar seus jogos e que providenciem, junto aos responsáveis pelos locais, evitando atropelos de última hora para os clubes que não possuem estádio próprio. O presidente José Vanildo informou que a Arena das Dunas, que sedia jogos de clubes como América, Força e Luz e Santa Cruz, está fechada para partidas de futebol durante todo o mês de janeiro de 2023.

O regulamento do Campeonato também foi objeto de discussão durante o encontro, mas as decisões ficaram para as próximas reuniões, com as presenças das oito equipes que irão disputar o Campeonato, que além dos clubes presentes ao encontro, ainda terá o América e o vencedor da 2ª Divisão, competição que está em andamento. Entre as propostas apresentadas, estão a alteração na disputa das semifinais dos turnos da competição, trocando a decisão de mata-mata em jogo único pela a realização de jogos de ida e volta, e mudanças pontuais em questões como os critérios de desempate para classificação.

Ao final da reunião, o presidente assumiu o compromisso de enviar uma minuta do regulamento com base nas ideias debatidas no encontro, para que os clubes possam analisar e apresentar novas sugestões na segunda reunião técnica, que será realizada no próximo dia 3 de novembro.

Postado em 21 de outubro de 2022