Mossoró/RN, 30 de Novembro de 2022

Vereador Pablo Aires quer substituir carroças e cavalos da coleta de material reciclável por equipamentos mecânicos

O vereador Pablo Aires (PSB) protocolou nesta quarta-feira junto a secretaria legislativa da Câmara Municipal de Mossoró uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2023, o Projeto de Lei que destina 100 mil reais em recursos ao Fundo da Assistência Social, para a aquisição/construção e distribuição de Cavalos de Lata, um equipamento mecânico, destinado às famílias que sobrevivem da coleta de material reciclável.

O Cavalo de Lata é uma alternativa adotada em várias cidades brasileiras de impacto socioeconômico e ambiental, pois contribui com o crescimento da atividade de quem sobrevive da coleta de recicláveis, ofertando às famílias, um equipamento seguro e qualificado para a coleta de resíduos nas ruas da cidade e ainda, incentiva o fim da exploração dos animais em carroças, abandono de animais em vias públicas e maus tratos.

“A proposta foi inserida na pasta da ação social do município por entender e averiguar que, assim como os animais, as pessoas que vivem exclusivamente explorando esse tipo de trabalho, também estão à margem da sociedade, em condições extremas de vulnerabilidade. Portanto, ao proporcionar este tipo de programa é possível melhorar a atuação do catador, garantindo-lhes a renda familiar, contribuindo com o meio ambiente e reduzindo a exploração de animais de grande porte em carroças. Este é um projeto pioneiro, que considero um avanço na cidade de Mossoró e é um dever dos poderes públicos tomar essa iniciativa”, justifica o vereador Pablo Aires.

A proposta traz outros impactos positivos indiretos como a redução dos riscos de circulação de carroças ao trânsito, já que os animais se assustam e muitas vezes, se descontrolam podendo causar acidentes graves. Através dessa iniciativa, ganham os catadores de recicláveis, ganha o cidadão mossoroense que é impactado por uma atuação ambiental e de mobilidade positiva e também os animais que deixam de ser explorados diariamente nesta atividade.

A proposta será analisada pela Câmara de vereadores junto a outras emendas apresentadas para execução do orçamento municipal 2023.

Postado em 21 de outubro de 2022