Mossoró/RN, 30 de Novembro de 2022

Neoenergia Coser reforça equipes de plantão para atuação no segundo turno das Eleições no RN

Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

O segundo turno das Eleições será realizado neste domingo, dia 30 de outubro, e mais de 2,5 milhões de eleitores deverão voltar às urnas em uma das 60 Zonas Eleitorais no Rio Grande do Norte. A Neoenergia Cosern montou uma operação especial para este dia e irá monitorar, em tempo real, todos os 1.495 locais de votação nas áreas urbanas e rurais dos municípios através do Centro de Operações Integradas (COI).

A distribuidora mantém o esquema especial montado para o primeiro turno que contempla manutenção prévia na rede elétrica que atende os locais de votação, de apuração e dos cartórios eleitorais, além de estabelecer um canal direto de comunicação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp/RN).

“São diversas ações para garantir que teremos um segundo turno tão tranquilo quanto o primeiro com qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica para toda a população do Rio Grande do Norte”, frisa Rafael Biondi, supervisor do Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Cosern.

Para o dia da votação, a Neoenergia Cosern reforçou o quadro de colaboradores de plantão e no regime de sobreaviso; o acompanhamento, em tempo real, das ocorrências em locais de votação pelo COI; um colaborador do Centro de Operações exclusivo para atendimento de demandas provenientes do CIOSP e TRE; e a garantia de equipes próprias e terceirizadas de plantão até o final da apuração dos votos.

“Aproveitamos para reforçar algumas orientações de segurança. Mantenham-se afastados da rede elétrica, durante as apurações evitem soltar fogos de artifício direcionados à rede elétrica e, na ocorrência de qualquer incidente envolvendo eletricidade, entre em contato com a Neoenergia Cosern através do telefone 116 ou dos nossos canais oficiais”, declara Rafael Biondi.

Recomendações para os locais de votação

Para o dia da votação, a Neoenergia Cosern definiu a realização de ações específicas como a inspeção nas redes elétricas e transformadores sob sua responsabilidade em 100% das Zonas Eleitorais. Além disso, reforçará em 25% a estrutura de controladores e engenheiros no Centro de Operações Integradas (COI) e manterá um canal de contato direto com o TRE/RN.

A concessionária recomendou aos responsáveis pelos locais de votação, cartórios eleitorais e locais de apuração dos votos, a adoção das seguintes medidas de segurança relativas às instalações elétricas internas:

• Se os condutores e equipamentos de proteção (disjuntor e fusível) estão dimensionados adequadamente, de acordo com a carga instalada. Em caso de necessidade de aumento da carga, é preciso providenciar a readequação das instalações e informar à Neoenergia Cosern no telefone 116;

• Se as instalações estão em bom estado de conservação, com fios sem emendas e devidamente encapados;

• Se as instalações estão devidamente aterradas, com a utilização de fio terra, de acordo com a norma da ABNT; 

• Se os componentes elétricos são de boa qualidade, especialmente os equipamentos de proteção (disjuntor); e

• Se os circuitos internos estão devidamente equilibrados entre as fases.

Postado em 27 de outubro de 2022