Mossoró/RN, 30 de Novembro de 2022

Caern em Mossoró amplia coleta seletiva para contribuir com Associação de Catadores

A Caern em Mossoró está ampliando a coleta seletiva em suas dependências. A Unidade Operacional, localizada no bairro Doze Anos, passará a destinar material reciclável para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM). A sede da Caern na cidade já destinou 1,4 tonelada de recicláveis para a Associação e agora o trabalho será estendido para a área operacional.

Nesta terça-feira (8), pela manhã, foi assinado o termo de compromisso entre a Caern e o presidente da ASCAMAREM, Ronaldo Nunes da Silva. Baldes para separação do lixo úmido e seco serão instalados nas salas e locais de circulação. Já um big bag, que é um saco de tamanho gigante, permanecerá no almoxarifado da Unidade para receber os recicláveis. O material reciclado será entregue semanalmente à Associação. A ação integra a participação da Caern na Semana Lixo Zero que ocorre de até o dia 13 de novembro com diversas atividades na cidade.

O gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno Dantas, explica que a conscientização é determinante para o sucesso do projeto. Na sede da Caern o público interno tem se engajado na campanha e contribuído rotineiramente com a coleta. “Estamos ampliando para termos a destinação correta do que produzimos. Além da questão ambiental que é fundamental também contribuímos com a geração de renda dos que fazem a ASCAMAREM”, reforça Márcio.

O presidente da ASCAMAREM, Ronaldo Nunes da Silva, explica que atualmente a coleta seletiva na cidade está em torno de no máximo 8%. Toda contribuição, de acordo com ele, é importante para ampliar os números da reciclagem. Ele lembra que na sede da Caern toda a destinação de recicláveis entregue à Associação é aproveitada e espera o mesmo com a entrada desta nova unidade.

A ASCAMAREM existe há 17 anos e viu a coleta crescer aos poucos. “São famílias que vão estimulando seus filhos e esses vão formando suas famílias e começam a adotar a reciclagem. O importante seria que todos contribuíssem com a coleta seletiva e que material reciclável não fosse mais ao aterro sanitário, que fosse todo aproveitado antes de chegar lá”, reforça.

Ele lembra que essa é uma atitude que cabe a cada mossoroense, fortalecendo o respeito ao meio ambiente e valorizando o trabalho das Associações que trabalham na segunda maior cidade do Estado. Todo o material é vendido para empresas e indústrias que trabalham com produtos feitos a partir de recicláveis.

COLETA DE TAMPINHAS E ÓLEO USADO
A sede da Caern em Mossoró, no Bom Jardim, é ponto de coleta de tampinhas plásticas e óleo usado. A população pode contribuir levando esses materiais para o escritório de atendimento que possui ponto de coleta deste material. As contribuições podem ser feitas no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Postado em 8 de novembro de 2022