Mossoró/RN, 30 de Novembro de 2022

AFLAM inaugura a sua sede: Solar Eliza Cavalcanti

A Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM) – que neste ano de 2022 comemora quinze anos de existência reunindo mulheres e suas produções artísticas e literárias – alcança um novo momento de grande importância para a sua história na cultura mossoroense e potiguar.

A AFLAM inaugura no próximo dia 26 de novembro a sua sede, o Solar Eliza Paiva Cavalcanti, espaço doado pela presidente de honra Socorro Cavalcanti e que fica localizado na Avenida Cunha da Mota, 149, Alto da Conceição (Mossoró/RN).

Para a concretização desse sonho, além da doação fundamental do imóvel pela presidente de honra, as acadêmicas realizaram doações para a ampliação do imóvel e instalação inicial das atividades. A partir de sua inauguração a sede contará com uma campanha ampla para a obtenção de recursos para a continuidade de sua ampliação e reforma, que já possui projeto assinado pela arquiteta Márcia Rejane.

“No momento em que a AFLAM completa seus 15 anos, não poderia receber presente melhor do que este: a doação do seu próprio espaço, vindo favorecer, significativamente, o desenvolvimento das atividades socioculturais. É um feito de grande relevância para que possamos realizar todos os nossos projetos, sem precisar pedir consentimento de outrem”, explica a presidente da AFLAM, professora Taniamá Barreto.

Para Socorro Cavalcanti, que realizou a doação do imóvel para a AFLAM, esse é um momento de muita alegria e gratidão:

“O orgulho de ser Mossoroense e de amar a AFLAM, me leva a viver um momento sui generis, consubstanciado na plena felicidade, advinda da doação de uma casa que destinei para a sede  da AFLAM, instituição que valoriza as letras, a cultura e poderá  se voltar, de forma condizente, para a comunidade habitacional. Com esse feito agradeço a cidade de Mossoró, pelo muito que recebi dos seus filhos (as), e a AFLAM, que confiante me convidou para sua estruturação e, generosamente me concedeu o título de Presidente de Honra”, afirma Socorro Cavalcanti.

PROGRAMAÇÃO – A inauguração do Solar Eliza Paiva Cavalcanti contará com dois dias de atividades – 26 e 27 de novembro – envolvendo as acadêmicas da AFLAM que recepcionarão membros de Academias de Letras de cinco estados do Brasil, iniciando com um city tour no dia 26 pela cidade de Mossoró, das 14h às 16h. À noite, a partir das19h00 acontece a solenidade de inauguração do Solar Eliza Paiva Cavalcanti com a realização de discursos, entrega de Moção de Aplausos, performances lítero culturais, Ato Ecumênico e visita guiada à sede.

No dia 27 as celebrações continuam a partir das 8h no Museu do Sertão, diplomação de presidentes  e acadêmicos , conversa entre presidentes de academias, almoço de adesão e visita guiada à ponte Integração Rio Grande do Norte e Ceará.

Postado em 22 de novembro de 2022