Mossoró/RN, 23 de Maro de 2023

Professores aprovam greve a partir do dia 23 em Mossoró; Prefeitura diz que Sindicato não reconhece avanços

Em assembleia realizada pelo Sindiserpum nesta segunda-feira (13), os professores da rede municipal de ensino de Mossoró deliberam por unanimidade pelo início de uma greve a ser iniciada na quinta-feira, dia 23.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) cobra uma audiência para discutir a pauta da categoria, protocolada desde dezembro do ano passado e, principalmente, a adoção do Piso Nacional do Magistério, anunciado pelo Ministério da Educação em 14,95%.

A assembleia de hoje culminou com uma caminhada até o Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo mossoroense, onde os professores reforçaram a necessidade da abertura de diálogo com o sindicato para discutir as reivindicações e expuseram as razões da greve.   

Em nota, a Prefeitura de Mossoró diz que respeita a decisão do Sindiserpum, mas lamenta “a forma que o Sindicato não reconhece os inegáveis avanços conquistados para a educação de Mossoró ao longo dos últimos dois anos”.

Confira a nota na íntegra abaixo:

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Mossoró respeita a decisão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), mas lamenta a forma que o Sindicato não reconhece os inegáveis avanços conquistados para a educação de Mossoró ao longo dos últimos dois anos.

Como principal avanço, citamos: o maior investimento na educação municipal, totalizando R$ 147 milhões de recursos próprios em 2022; Reajuste salarial para os professores de 33,67%, concedido ano passado e ainda em fase de pagamento; e melhores condições de trabalho nas escolas e creches do município através de entrega de novos equipamentos, climatização das 95 unidades de ensino em andamento e reforma e revitalização dos prédios. Todas essas ações e investimentos estão contemplados no Programa Mossoró Cidade Educação.

Em respeito e trabalho pelo servidor público, destacamos as mais de mil progressões concedidas pela Prefeitura, que estavam vencidas há mais de 4 anos; pagamento do terço de férias de 2023, efetuado em janeiro deste ano, bem como retomada da liberação para capacitação dos servidores.

Reforçamos que mantemos o diálogo com todos os servidores públicos. Reiteramos que o diálogo deve ser feito e pra isso colocamos a Secretaria de Educação, Administração, Finanças, Orçamento e Planejamento e Controladoria, à inteira disposição do Sindicato para o diálogo objetivo de todas as pautas.

Mossoró-RN, 13 de fevereiro de 2023
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Mossoró

Postado em 13 de fevereiro de 2023