Mossoró/RN, 27 de Maro de 2023

Mais 14 cidades do Rio Grande do Norte já podem receber infraestrutura de 5G; Mossoró ainda não foi liberada

Mais 347 cidades brasileiras foram liberadas para instalação do 5G a partir desta segunda-feira (27). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião na quinta-feira (23), antecipar a liberação da faixa de 3,5 GHz nestes municípios. As localidades estão distribuídas em 23 estados. A decisão possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis. Até o momento, um total de 487 localidades obtiveram a liberação da autarquia.

O Rio Grande do Norte teve 14 cidades comtempladas, mas Mossoró não foi incluída. A lista conta com Arês, Bom Jesus, Ceará-Mirim, Parnamirim, Extremoz, Goianinha, Ielmo Marinho, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Vera Cruz.

As liberações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico — lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

Postado em 27 de fevereiro de 2023