Mossoró cai quatro posições no Ranking do Saneamento

Mossoró caiu 4 posições no Ranking do Saneamento, publicado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados. A segunda maior cidade do RN recuou do 67° lugar, em 2022, para o 71°, em 2023.
Natal, o outro município do estado que aparece no ranking, também recuou, do 72° para o 73° lugar.
Entre as cidades do interior nordestino, Campina Grande-PB aparece em 17° lugar.
Essa é a 15ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios do Brasil. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades.
Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país. A falta de acesso à água potável impacta quase 35 milhões de pessoas e cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde da população que diariamente sofrem, hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica.
Os dados do SNIS apontam que o país ainda tem grandes dificuldades com o tratamento do esgoto, do qual somente 51,20% do volume gerado é tratado – isto é, mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.
Confira o ranking abaixo: