Mossoró/RN, 17 de Maio de 2021


MARIANA FRANÇA
Psicóloga

Resiliência

Em primeiro lugar, obrigada!

Janeiro de 2021 e a palavra que vem em primeiro lugar é resiliência. Estamos em uma nova década, momento de recomeçar. Sempre há tempo de recomeçar e ressignificar as situações do ano passado.

Suas atitudes hoje são mais importantes que suas tantas promessas.

Na virada de 2019 para 2020 eu aposto que você também fez várias promessas “esse ano depois do Carnaval eu vou para academia virar fitness”, ” abrir meu próprio negócio”, ou quem sabe “terminar a faculdade”, “matricular em um cursinho”… e assim que o carnaval passar lá estava todas as suas promessas do ano novo esperando para serem colocadas em prática. Quantas coisas a mais você prometeu e não conseguiu realizar?

Logo após o carnaval foi noticiado no Brasil a chegada da pandemia do covid-19 e com ela todas as limitações, restrições na convivência, novas práticas de saúde e higiene, barreiras sanitárias, o isolamento e as primeiras mortes. Um dos primeiros sentimentos foi a frustração ao olhar para a lista de sonhos e não conseguir colocar em prática. Raiva, medo, frustração e a tristeza foram alguns dos sentimentos que acompanharam todo o ano passado em maior ou menor frequência e intensidade, não só para você, mas para maior parte da população mundial.

Por mais que você queira esquecer, o ano de 2020 ainda tem suas repercussões. Será que você está reconhecendo e assumindo suas devidas consequências? Existem feridas emocionais que ficaram abertas e por mais que não dê para ver, dá para sentir.

Na chegada de 2021, se você conseguiu ser grato por estar vivo, que agora haja a possibilidade de refletir como você conseguiu identificar quais “ferramentas psicológicas” te ajudaram a chegar até aqui. Esta é nossa primeira conversa do ano nesta coluna.

Me chamo Mariana França e sou psicóloga clínica e hospitalar atuando na cidade de Mossoró/RN. 

Obrigada por ler até o final. Você pode me seguir, mas só se você quiser.

Instagram: Marianafranca_psi

Postado em 3 de fevereiro de 2021